Pular para o conteúdo principal

O Velho e o Mar - ACHÔMETRO RESENHADO

Resultado de imagem para o velho e o mar  O Velho e o Mar é um livro que a princípio não faz meu gênero, porém ele foi o escolhido para ser lido em Janeiro no clube da livraria e resolvi entrar nessa, claro, com alguns empurrões. Primeiro devo falar que apesar de ser um livro curto, de uma narrativa simples, ele é denso e te deixa sem fôlego alguns momentos. 
A historia foca em Santiago, um velho pescador, que outrora já foi muito respeitado, porém hoje em dia mal consegue pescar, seu talento parece ter ido embora e ficado apenas uma experiência que não é mais suficiente. Ou a sorte simplesmente não tem aparecido em sua porta por 84 dias. Ele tem apenas um menino que o ajuda e o incentiva, a única pessoa com quem pode contar, pobre velho, os pais de Manolin resolvem que o filho deve ir para outro barco, onde poderá render mais. Assim Santiago parte em uma busca solitária pela sua rendição, seu orgulho e seu peixe. 

Um enredo bastante direto, simplificado, porém uma escrita arrebatadora.  No meio de sua aventura, Santiago encontra seu maior desafio, um peixe gigante, um inimigo a altura, mas o que é mais engraçado é que eles têm quase que uma parceria, quase que uma irmandade que vai se desenrolando conforme se avança as páginas.
O livro foca nos pensamentos do pescador e nos movimentos do peixe, como se fosse uma dança, uma conversa intima do que aconteceria a seguir. São quase cem páginas de uma batalha travada em que torcemos ora para o velho, ora para o peixe. Agonizante, sentimos a fome, a dor, tudo que o coitado do Santiago sente. Até enfim sair vencedor... Porém não por muito tempo.
A trama nos faz refletir, sobre a velhice, sobre sonhos, sobre orgulho e sobre o mar. Alias, La Mar!
Conseguimos nos colocar em seu lugar de uma maneira que provavelmente nunca iremos passar mas podemos adaptar aos nossos desafios do dia a dia. Uma história sem pretensão, mas que atinge seu objetivo de forma esplendida. O personagem nos cativa, o menino nos cativa, inclusive o próprio velho talvez seja mais menino que seu ajudante. Por fim basta dizer que é um livro sobre o homem contra sua própria natureza! 
Recomendo muito a leitura, mesmo sendo em alguns momentos bem difícil de seguir lendo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Efeito sanfona nas tatuagens

Que lugar fazer tattoo sem que se deformem ao envelhecer ou emagrecer? Bem, por ser gordinha sempre cuidei onde fazia minhas tatuagens, para não ter aquele problema de um dia emagrecer e minhas tatuagens ficarem enrugadas. E como agora fiz a cirurgia bariátrica, tô emagrecendo e tô muito feliz que minhas tattoos estão iguais. Então hoje é uma dica importante. E não só no fato de emagrecer, no de envelhecer também acontece isso. Então, em que lugares posso fazer uma tatuagem sem que ao emagrecer ou envelhecer elas fiquem deformadas? Quais são esses lugares? Segue ai a lista: Dedos Ante-braços Colo Ombros Costas Pernas Pulsos Então se tu tá pensando em emagrecer ou não quer que as tatuagens se deformem com o tempo, nunca faça tatuagens na mão e nos braços.(Aquela parte acima do cotovelo, sempre cai.) E nas coxas, nem sempre, mas alguns casos a pele enruga lá também. Mas se você não se importa com isso, até porque todo mundo envelhece, faça onde achar mais bon

Tatuagem: Noiva Cadáver

Faz um tempo que vocês me pedem pra colocar as minhas tatuagens, então hoje vou colocar uma delas, a minha Noiva Cadáver. Bom, eu sou uma grande fã do Johnny Depp, Tim Burton e Helena B. Carter, e queria muito fazer uma tatuagem que representasse meu amor por eles, ainda mais pelo JD de quem sou fã desde criança. Mas como sou contra tatuar ídolos e coisas assim, porque eles são humanos e vai que um dia fazem uma burrada e tu tá com a cara dele pra sempre em ti? Então, pra representar o quanto gosto dele e ainda assim nada que pudesse me arrepender, resolvi fazer a tatuagem de um dos meus filmes favoritos, que tem os três, a Noiva Cadáver. Tenho ela já a uns 2 anos, não lembro ao certo o dia que fiz, foi com o Seko, que fez todas as minhas 11 tatuagens. E pra quem tem duvida, nessa parte do braço não doí tanto, é uma dor normal mas vale a pena. Aqui ainda com o plástico filme, logo que eu fiz ela. 

Zsadist, o guerreiro mais imprevisível da Irmandade.

"Quando me encontrou, estava morto, embora respirasse. Estava cego, embora pudesse ver. Então você chegou... e eu fui despertado." Zsadist, Amante Desperto, Cap. 49, pág. 446. Isso é uma montagem, tá na cara. Mas ai me perguntem: Marry, por que tem uma montagem no blog? Eu explico. Tenho alguns personagens favoritos, como Sal Paradise e Dean Moriarty de On the Road mas esse daqui é o mais especial para mim. Zsadist, filho de Aghony. Da série Irmandade da Adaga Negra.  Essa montagem é como seria se o personagem existisse. Sua história começa a ser apresentada em Amante Eterno, segundo livro da série, mas é em Amante Desperto que a gente se apaixona por ele. Sendo o personagem favorito de milhões de mulheres pelo mundo todo, até mesmo da própria autora, J R Ward. É meu personagem favorito por várias razões, ele é um personagem atormentado, que mete medo em qualquer um. Até mesmo em seus irmãos, os outros guerreiros da irmandade, até o rei cego, Wrath sabe q