Pular para o conteúdo principal

Tudo sobre redução de estômago. (Cirurgia Bariátrica)

Então, muita gente todo dia me pergunta como é a cirurgia, querendo saber detalhes e tudo mais. Para não ter que responder sempre as mesmas perguntas e ajudar quem quer saber mais sobre ela, resolvi criar esse post. O meu tipo de cirurgia foi a Bypass Gástrico (Fobi-Capella).
Eu fiz minha redução em Porto Alegre, no Hospital da Puc, com o Dr. Rafael da equipe do Dr. Claudio Corá Mottin. Foi feita por videolaparoscopia  e ficou só umas pontinhos mal mal. Bom, tudo começou um ano antes, minha saúde ia de mal a pior, não conseguia caminhar, não conseguia sair, minhas dores de cabeça estavam muito fortes, pois tenho cefaleia tensional, minha pressão chegava a 19 e tava com começo de diabetes. Enfim, sempre gostei de ser gordinha, nunca tive problema com isso, mas chegou no ponto que a obesidade me atrapalhava em tudo. Então comecei a pesquisar sobre redução, me informei sobre o assunto quase durante um ano, não falei para ninguém. Quando finalmente tive certeza que era isso que queria, comentei com a minha mãe e recebi total a apoio, assim como meu pai e minha vó. Mas quis manter segredo, pois muita gente só sabe colocar nós para baixo, falando coisas ruins e não entendem que não conseguimos emagrecer e que a maioria das vezes a obesidade vem da família  ou de alguma doença, não porque come demais, eu sempre comi pouco e mesmo assim estava com 106 quilos. Logo na primeira consulta me encantei com toda a equipe. Tive várias consultas, até com psicologa e psiquiatra. Ia pelo menos uma vez por mês em POA, fiz vários exames, até teste de gravidez é obrigada a fazer, porque não se pode fazer a cirurgia estando grávida e até dois anos depois não pode engravidar. Enfim, meus exames deram todos certo, estava liberada para fazer a cirurgia, só que um problema é que eu tinha 17 anos, e mesmo meu estado sendo grave, precisa ser maior de idade para fazer a cirurgia. Hoje em dia parece que com 16 anos em casos graves já se pode fazer. Eu faço aniversário dia 2 de janeiro, então no dia 8 já estava na sala de cirurgia. Após a cirurgia, te dá uma sede incontrolável, eu acordei na UTI, e minha garganta doía de sede, tu acorda meio tonta, sem conseguir falar direito. Eles me davam de meia e meia hora umas gotinhas de água só pra molhar a boca, nada mais. E assim foi o dia inteiro, só no outro dia podia beber um pouquinho mais, mas só depois de fazer o raio x. Minha cirurgia começou as 11 e lá pelas 14 horas me acordei. Mas fiquei umas boas horas lá, até que tivesse bem para voltar andando para o quarto. Áh isso é muito importante, tu praticamente não fica de repouso, tem que caminhar, eu rodava os corredores daquele hospital com meu soro. Como minhas veias "se escondem" era bem difícil de pegar, aliás isso sempre foi assim, desde pequena, no segundo dia não conseguiram mais mesmo achar minha veia e eu já tava toda fincada, ai começaram a me dar os remédios em gotas. Ou diluídos em água. E garanto, essa é a pior parte. No outro dia cirurgia tu já começa a tomar injeção no braço ou na barriga, na parte gordinha, pra não coagular o sangue, essas injeções tive de fazer por 14 dias. Ela faz ficar umas marcas feias roxas nos teus braços, mas com o tempo vai sumindo. Fiquei três dias no hospital, depois fui para um Hotel de Transito que tem perto da Puc, já que nos 10 primeiros dias de risco é bom ficar por perto e não é legal viajar né, só o saculejo do ônibus ou carro pode fazer mal. Muita gente que faz a cirurgia vomita bastante nesses dias de pós, pra mim não aconteceu nenhuma vez, só um dia que eu acho que mastiguei pouco, mas isso foi já depois do primeiro mês. Os 10 dias que fiquei nesse hotel, podia beber só líquidos e esse era o único lugar em que me minha mãe tinha acesso a cozinha. Além de caminhar, tu precisar também fazer exercícios de respiração, são vários, e fazer 3 vezes ao dia, e cuidar sempre que for levantar da cama, com todo cuidado. Como tenho asma senti muita falta de ar, no hospital mesmo fazia nebulização o dia inteiro, nem meu remédios normais adiantavam mais.  Depois que fui para o hotel, a coisa piorou e fui parar no plantão, e foi assim pros dois dias, lá parada esperando, no primeiro de nada me adiantou, no segundo sai melhor. Ainda assim voltei pra Cachoeira meio mal, mas com bastante nebulização e remédios foi melhorando. Eu tinha muita tosse e o peito chiava muito. Isso tudo aconteceu por causa do efeito da anestesia em quem tem asma. Então essa foi a única parte mais ruim mesmo, cheguei a achar que não daria certo. Antes de vir embora passei por consultas pra ver se estava tudo ok, e bom, já tive emagrecido 10 quilos em 10 dias. No caso emagreci bem mais que o esperado. A dieta liquida é tranquila, tu come de meia e meia hora uma copinho daqueles de plástico de café e nunca cheio. Mas não sente fome, os iogurtes, sucos e etc foi tranquilo pra mim, só o caldo salgado não descia direito, o cheiro me enjoava. Um pontinho meu abriu, porque a pele rejeitou o fio sabe, mas agora já está melhor, vai fechando por conta. Só ficou a marquinha mais grossa que dos outros. 
Bom, quando voltei pra casa começou a dieta pastosa, me lembro o pai me esperou com um quibebe. Na dieta pastosa tu come menos que na liquida, pois o estomago fica mais cheio. E teu estomago tá do tamanho de um copo de café. Essa parte da dieta dura 15 dias, depois disso passa para a comida solida e como é bom isso, quase enlouquei quando pude morder um pão. Tu aprende a dar valor a pequenas coisas sabe, um pedacinho de pão com manteiga light, te leva ao céu. Uma coisa que me deram bastante parabéns foi que além de que eu estava emagrecendo muito mais rápido que a maioria dos operados, eu também conseguia caminhar 30 minutos por dia, o que é bastante pra quem não chegava nem na esquina. Depois do primeiro mês pude começar a academia, é bem leve e tu ainda não pode fazer nada de abdominais, até tentei uma bicicleta mas ficou me doendo, o resto foi tranquilo. Eu mesma tô fazendo minha comida, sem óleo. Alias, não posso com nada de fritura, gordura, gás, álcool, refris e doces. Uma das melhores coisas do COM é que eles tem toda sexta palestra com a psicologa Denise, que é um amor, pra tu falar como se sente, ver a opinião dos outros. E uma vez por mês tem as palestras gerais, para pacientes não operados e os operados, é muito interessante ver, tu aprende várias coisas e percebe que não está sozinho. E não paga nada para assistir. Então com certeza, um dos passos mais importantes pra fazer essa redução é assistir as palestras e reuniões, vale muito a pena. 
Hoje com quase 3 meses eu consigo comer um pouco mais, eles falam que tu pode comer uma colher de sopa de carne(tu mede a carne em cima da colher), uma colher de sopa de grãos(Feijão, lentinha...), uma colher de sopa de vegetais ou legumes e uma colher de sopa de carboidrato.(Arroz, batata, massa.) Seguir bem nessa ordem, dos mais importantes ao menos, tu come só se aguentar, se não fica só na carne e no grão. É importante não misturar carboidratos, como arroz e batata junto. E tem que mastigar bem, sempre contando pelo menos até 10 antes de engolir. 
Os temperos estão liberados já no primeiro mês, só que não pode misturar tudo de uma vez só, se não dá infecção intestinal. Só a pimenta é proibido e nada de comer coisas cruas, como saladas e comida japonesa.  É legal perguntar quais as marcas de coisas que tu pode comer, não vou colocar aqui porque não muitas. Mas tem algumas marcas que engordam mais, tem mais gordura mesmo tendo produtos light. Então peça pra nutri fazer uma listinha das melhores marcas de cada coisa que tu pode comer. Depois do segundo mês saladas e coisas cruas no geral já estão liberadas, só a pimenta que ainda não. E muito importante, uma lição que eles me ensinaram que é melhor um obeso bêbado que um operado bêbado pois pra quem faz a cirurgia  bebidas de álcool é algo impossível, pode levar a morte. Não sei se depois de muito anos vou poder, mas pelos menos até uns 6 anos, nadinha de álcool, e algo muito importante também é que quem é vegetariano ou vegano NÃO pode fazer a cirurgia, pois o alimento principal de um operado é a carne. É complicado, tu tem vontade ainda de comer as antigas coisas que comia, mas com força de vontade vai indo. Eu já posso até ir em mercado ou sair com meus amigos. 
Minha pressão alta sumiu no dia seguinte da cirurgia e nunca mais passou de 13 por 8. Minha cefaleia diminuiu, não tenho mais dores, apenas um pouco nos ossos, porque agora eles não tem mais a gordura pra proteger eles, é bem estranho isso, tu descobre teu corpo novamente, nunca tinha sentido nenhum ossinho do meu corpo, agora sinto todos, todo dia descubro um diferente. Que nem uma moça falou pra mim esses dias, eu tô virada em pescoço. A papada sumiu, meu cotovelo tá pontudo, enfim, é diferença em todo corpo. Minhas calças jeans tamanho 50, antes não cabia nenhum dedo meu dentro, e tinha que mandar colocar os botões mais pra fora pra fechar, agora elas ficam em baixo dos meus seios, e sobrando ainda na barriga. Tenho que usar ela lá em cima, mais alta que cintura alta, porque além de ficar caindo, fica sobrando muito na bunda. SDFGHGFDSDFG Áh até os seios diminuiu, meus sutiãs ficam sobrando agora. Uma coisa importante gente, pelo SUS a redução é com corte, fica aquela cicatriz maior e tu leva mais tempo pra se recuperar, mais tempo tomando só líquidos, enfim. Eu fiz a cirurgia pela Unimed, por isso fiz por vídeo que é menos complicada. Se fazer particular é 30 mil, muito cara né? Mas por convenio sai bem mais barata mesmo. Quem quer marcar uma consulta já deixo um aviso, demora muito mesmo, as vezes só tem pra daqui 4 meses então é bom tá preparado pra demora. O COM já ganhou até prêmios internacionais graças a qualidade da equipe. Hoje eu tomo cálcio, vitaminas, ferro, e além de uma injeção de B12. E provavelmente será pro resto da vida tomando isso. 
Para fazer a cirurgia tem que estar com o IMC acima de 40, se tem alguma doença que vem da obesidade, teu IMC cai pra 38 para poder fazer a redução. O meu estava em 45 antes da cirurgia. 
Hoje, dia 02/04/2013, faltando 7 dias para fazer 3 meses, estou 22 quilos a menos. Ainda falta muito, pois tenho que emagrecer 40 quilos no minimo, mas metade já foi. Tenho até 2 anos pra completar o emagrecimento, mas acho que bem antes disso já vou alcançar, com muito exercício e limites. 

Para quem quiser, AQUI está o site do Centro de Obesidade Mórbida, o COM.
Lá tem os telefones, dias das reuniões e tudo bem explicado.


O post ficou grande, peço desculpas, é que quis deixar tudo bem explicado. Tá tão grande que nem corrigi pra ver se tem erros de português, mas enfim, acho que dá pra entender. HUSHUSHUSH

Comentários

  1. Estou me preparando. As vezes bate um medo! Adorei o seu relato. Saude e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Estou fazendo os exames ,ir às palestras na puc é mto importante! A equipe q te operou vai ser a mesma minha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Efeito sanfona nas tatuagens

Que lugar fazer tattoo sem que se deformem ao envelhecer ou emagrecer? Bem, por ser gordinha sempre cuidei onde fazia minhas tatuagens, para não ter aquele problema de um dia emagrecer e minhas tatuagens ficarem enrugadas. E como agora fiz a cirurgia bariátrica, tô emagrecendo e tô muito feliz que minhas tattoos estão iguais. Então hoje é uma dica importante. E não só no fato de emagrecer, no de envelhecer também acontece isso. Então, em que lugares posso fazer uma tatuagem sem que ao emagrecer ou envelhecer elas fiquem deformadas? Quais são esses lugares? Segue ai a lista: Dedos Ante-braços Colo Ombros Costas Pernas Pulsos Então se tu tá pensando em emagrecer ou não quer que as tatuagens se deformem com o tempo, nunca faça tatuagens na mão e nos braços.(Aquela parte acima do cotovelo, sempre cai.) E nas coxas, nem sempre, mas alguns casos a pele enruga lá também. Mas se você não se importa com isso, até porque todo mundo envelhece, faça onde achar mais bon

Tatuagem: Noiva Cadáver

Faz um tempo que vocês me pedem pra colocar as minhas tatuagens, então hoje vou colocar uma delas, a minha Noiva Cadáver. Bom, eu sou uma grande fã do Johnny Depp, Tim Burton e Helena B. Carter, e queria muito fazer uma tatuagem que representasse meu amor por eles, ainda mais pelo JD de quem sou fã desde criança. Mas como sou contra tatuar ídolos e coisas assim, porque eles são humanos e vai que um dia fazem uma burrada e tu tá com a cara dele pra sempre em ti? Então, pra representar o quanto gosto dele e ainda assim nada que pudesse me arrepender, resolvi fazer a tatuagem de um dos meus filmes favoritos, que tem os três, a Noiva Cadáver. Tenho ela já a uns 2 anos, não lembro ao certo o dia que fiz, foi com o Seko, que fez todas as minhas 11 tatuagens. E pra quem tem duvida, nessa parte do braço não doí tanto, é uma dor normal mas vale a pena. Aqui ainda com o plástico filme, logo que eu fiz ela. 

Zsadist, o guerreiro mais imprevisível da Irmandade.

"Quando me encontrou, estava morto, embora respirasse. Estava cego, embora pudesse ver. Então você chegou... e eu fui despertado." Zsadist, Amante Desperto, Cap. 49, pág. 446. Isso é uma montagem, tá na cara. Mas ai me perguntem: Marry, por que tem uma montagem no blog? Eu explico. Tenho alguns personagens favoritos, como Sal Paradise e Dean Moriarty de On the Road mas esse daqui é o mais especial para mim. Zsadist, filho de Aghony. Da série Irmandade da Adaga Negra.  Essa montagem é como seria se o personagem existisse. Sua história começa a ser apresentada em Amante Eterno, segundo livro da série, mas é em Amante Desperto que a gente se apaixona por ele. Sendo o personagem favorito de milhões de mulheres pelo mundo todo, até mesmo da própria autora, J R Ward. É meu personagem favorito por várias razões, ele é um personagem atormentado, que mete medo em qualquer um. Até mesmo em seus irmãos, os outros guerreiros da irmandade, até o rei cego, Wrath sabe q